ENTENDA A ROTA

A Rota da Fruticultura RIDE-DF faz parte das Rotas de Integração Nacional, uma estratégia do Ministério do Desenvolvimento Regional – MDR para promover a inovação, incentivar das cadeias produtivas e o crescimento econômico.

Os fruticultores do Distrito Federal e do entorno (RIDE-DF) junto aos segmentos do cultivo, armazenamento, logística, distribuição e comercialização estão convidados para participarem da Rota. Uma série de ações está programada para o ano de 2021 que visam :
– Aumentar a produção e fornecimento de fruta para o mercado interno e externo
– Gerar emprego e renda na região
– Diversificar e implantar novas culturas
– Fomentar e motivar novos agricultores na produção de frutas no DF e entorno

A Rota da Fruticultura RIDE-DF pretende transformar o fruticultor do DF e região em referência nacional. Dentre as principais atividades podemos citar a realização do Censo Frutícola, viagens de intercâmbio com outros polos produtores do Brasil, eventos de mobilização do segmento em várias cidades da RIDE-DF, a organização de toda a cadeia frutícola da RIDE-DF e a disseminação de todo conhecimento gerado a partir dos encontros reuniões e atividades.

( Reunião da Rota da Fruticultura RIDE-DF em Cristalina-GO)

EVENTOS DE MOBILIZAÇÃO :  Faremos reuniões de mobilização com todo o trade da fruta: da seleção das sementes à embalagem, da capacitação técnica ao desenvolvimento social das famílias dos produtores. Todos unidos para identificar onde concentrar esforços e trabalho para transformar nossa região em destaque nacional. Veja o cronograma no tópico Agenda de Ações, no menu.

CENSO FRUTÍCOLA :  A Rota irá mapear toda a extensão produtiva conhecendo de perto o produtor, seu perfil, o que planta, qual volume e onde comercializa. Teremos um conjunto de informações que a Rota transformará em um sistema com dados cruzados, e será a base para outra etapa: planejar uma produção crescente, voltada para consumo interno e externo, com qualidade e rentabilidade. Teremos ações especiais para os municípios goianos, mineiros e cidades do DF, buscando um raio-x da fruticultura na região e união de segmentos profissionais gerando melhor aproveitamento da produção.

mapa da região da ride df

( Mapa da região da RIDE-DF )

INTERCÂMBIO E TROCA DE EXPERIÊNCIAS :  A Rota da Fruticultura RIDE-DF vai organizar viagens de grupos de fruticultores a outros polos campeões de cultivo e venda de frutas, como Petrolina-PE, que é modelo de fruticultura irrigada com destaque de manga e uva tanto de mesa quanto para produção de vinhos. Outra viagem agendada será para o polo fruticultor de Jaíba – MG, com a área total de 107,6 mil ha e área irrigável estimada em 65,8 mil ha. O Rio Grande do Sul também está na lista, com visitas técnicas para conhecer instalações e experiências dos maiores produtores de amora-preta, uvas, pêssego, ameixas, figos, peras e com o segundo maior círculo de produção de caquis, maçãs e tangerinas.

COORDENAÇÃO DA ROTA :  Os responsáveis pela gestão das ações são o Ministério do Desenvolvimento Regional – MDR e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales de São Francisco e do Parnaíba – CODEVASF, contam com o apoio da Superintendência Federal de Agricultura, da Companhia Nacional de Abastecimento – CONAB e da Frente Parlamentar Mista da Agricultura Familiar. O Consórcio Nippon-Delgitec foi contratado para a execução da Rota.

Com toda essa movimentação, vamos aprender, trocar experiências e contatos. Prepare-se! O mundo da fruticultura da nossa região dará um salto e os nossos produtores são peças atuantes de todo o processo. Participe dessa NOVA FASE DA FRUTICULTURA DO DF E REGIÃO INTEGRADA DE DESENVOLVIMENTO (RIDE-DF).

logos
logos mobile

2021 RIDE DF | Todos os Direitos Reservados.  PRODUÇÃO – ZAZEN