O primeiro “Berry Day” do Centro-Oeste brasileiro, promovido pela Rota das Frutas RIDE-DF ocorreu no dia 3 de setembro de 2024, no auditório da FAPE/SENAR-DF, Parque de Exposições da Granja do Torto. Um dia voltado para o mirtilo e demais frutas vermelhas. Reuniu produtores, técnicos, órgãos públicos e o todo trade.
Compareceram representantes da GDF/SEAGRI, CODEVASF, EMATER-DF, Embrapa Cerrados e FAPE/SENAR-DF. Houve ainda momentos de networking e encerramento com degustação de sucos e geleias produzidos pelos próprios associados da Rota no estande dentro da ExpoAbra 2024..
Participaram dos workshops e palestras os produtores de berries: Marlene Mendes ( Ouro Azul), Juliana Estrella (Berry Bear), Cecília Klein ( Flor do Cerrado), Leandra Alvarenga (Cerrado Blue), Vinicius Freitas ( Mirtilo do Cerrado), Ayrton Peres Junior ( Fazenda Amigos do Cerrado), Fabiano Martins (Sustentagro),e Marcos Caetano como pequeno agricultor de açaí do Lago Oeste, além de técnicos, pesquisadores e interessados , tais como Mario Regattiere (Bio Fabrica), Dr. Ítalo Guedes e Alexandre Augusto de Morais reuniram-se para debater as oportunidades e desafios do mais novo pólo frutícola de berries no Centro-Oeste.
O workshop foi dividido em quatro painéis temáticos, o painel de Tecnologias de produção, que apresentou inovações em viveiros, irrigação localizada e protocolos de cultivo; o segundo com as Experiências de referência, com casos de sucesso de produtores de mirtilo, framboesa, amora e morango; outro painel com a Avaliação de terras, discutiu critérios para regularização fundiária e impactos no planejamento de pomares; e o quarto painel com os produtos processados, dedicado ao beneficiamento e à agregação de valor em geleias, sorvetes, desidratação, chás e outros derivados.
O Berry Day consolidou uma nova era na evolução de plantios de frutas especiais na região e no Brasil, seguindo exemplo de outros polos de frutas do Brasil, e é agora o novo espaço com reunião anual, para a troca de conhecimentos, lançamento de parcerias e a prospecção de novas linhas de crédito para o setor de frutas vermelhas.