Dando continuidade ao projeto da Rota da Fruticultura da RIDE DF que tem o foco no desenvolvimento sustentável da agricultura familiar, a fase 3 contempla a constante entrega de mudas de açaí aos pequenos produtores rurais da RIDE-DF, a capacitação de técnicos e produtores para a produção de açaí e mirtilo, com especialistas renomados para garantir a qualidade e a produtividade das culturas até o planejamento e início do processo de captação de recursos para a construção da central de comercialização e distribuição.
Técnicos da EMATER, SENAR e das respectivas secretarias municipais estão sendo capacitados para dar suporte e realizar uma assistência técnica de qualidade. A entrega de mudas de açaí, já ocorre desde agosto de 2022, e a partir de agosto de 2023 iniciará a entrega das mudas de mirtilo para cerca de 250 produtores familiares. Cada produtor receberá 2.000 mudas para cultivo, totalizando 500.000 mudas e 50 ha plantados. Outro aspecto importante é a estruturação das cooperativas existentes e a profissionalização da central de cooperativas criada com apoio da Rota a Central das Cooperativas de Agricultura Familiar do Distrito Federal e RIDE – Central Unium Brasilia. Essas iniciativas são importantes para garantir a organização e a eficiência da cadeia produtiva dessas frutas.
Na Fase 3 a busca por parceiros e agentes financeiros para patrocinar e custear os produtores familiares em todo o processo produtivo é fundamental para garantir o sucesso do projeto.
Além disso a Rota realizará visitas técnicas e de prospecção, nacionais e internacionais, para promover a troca de experiências e a divulgação da Rota. Esta é uma ação importante tanto para aprimorar a produção como para ampliar as oportunidades de negócios para os
produtores. Com essas ações, a fase 3 da Rota da Fruticultura da Ride DF contribuirá significativamente para o desenvolvimento econômico e social da região, promovendo a produção sustentável de alimentos e gerando renda para as famílias produtoras.
Telefone de contato : (61) 2028-4808
E-mail: rotadafruticultura@gmail.com
O QUE É A ROTA
A Rota da Fruticultura RIDE-DF faz parte das Rotas de Integração Nacional, uma estratégia do Ministério do Desenvolvimento Regional – MDR para promover a inovação, incentivar das cadeias produtivas e o crescimento econômico.
Os fruticultores do Distrito Federal e do entorno (RIDE-DF) junto aos segmentos do cultivo, armazenamento, logística, distribuição e comercialização estão convidados para participarem da Rota. Uma série de ações está programada para o ano de 2021 que visam :
– Aumentar a produção e fornecimento de fruta para o mercado interno e externo
– Gerar emprego e renda na região
– Diversificar e implantar novas culturas
– Fomentar e motivar novos agricultores na produção de frutas no DF e entorno
A Rota da Fruticultura RIDE-DF pretende transformar o fruticultor do DF e região em referência nacional. Dentre as principais atividades podemos citar a realização do Censo Frutícola, viagens de intercâmbio com outros polos produtores do Brasil, eventos de mobilização do segmento em várias cidades da RIDE-DF, a organização de toda a cadeia frutícola da RIDE-DF e a disseminação de todo conhecimento gerado a partir dos encontros reuniões e atividades.
EVENTOS DE MOBILIZAÇÃO : Faremos reuniões de mobilização com todo o trade da fruta: da seleção das sementes à embalagem, da capacitação técnica ao desenvolvimento social das famílias dos produtores. Todos unidos para identificar onde concentrar esforços e trabalho para transformar nossa região em destaque nacional. Veja o cronograma no tópico Agenda de Ações, no menu.
( Mapa da região da RIDE-DF )
INTERCÂMBIO E TROCA DE EXPERIÊNCIAS : A Rota da Fruticultura RIDE-DF vai organizar viagens de grupos de fruticultores a outros polos campeões de cultivo e venda de frutas, como Petrolina-PE, que é modelo de fruticultura irrigada com destaque de manga e uva tanto de mesa quanto para produção de vinhos. Outra viagem agendada será para o polo fruticultor de Jaíba – MG, com a área total de 107,6 mil ha e área irrigável estimada em 65,8 mil ha. O Rio Grande do Sul também está na lista, com visitas técnicas para conhecer instalações e experiências dos maiores produtores de amora-preta, uvas, pêssego, ameixas, figos, peras e com o segundo maior círculo de produção de caquis, maçãs e tangerinas.
COORDENAÇÃO DA ROTA : Os responsáveis pela gestão das ações são o Ministério do Desenvolvimento Regional – MDR e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales de São Francisco e do Parnaíba – CODEVASF, contam com o apoio da Superintendência Federal de Agricultura, da Companhia Nacional de Abastecimento – CONAB e da Frente Parlamentar Mista da Agricultura Familiar. O Consórcio Nippon-Delgitec foi contratado para a execução da Rota.
Com toda essa movimentação, vamos aprender, trocar experiências e contatos. Prepare-se! O mundo da fruticultura da nossa região dará um salto e os nossos produtores são peças atuantes de todo o processo. Participe dessa NOVA FASE DA FRUTICULTURA DO DF E REGIÃO INTEGRADA DE DESENVOLVIMENTO (RIDE-DF).
2023 RIDE DF | Todos os Direitos Reservados. PRODUÇÃO – ZAZEN