Skip to main content

A Rota das Frutas RIDE-DF participou do AgroGov 2025, encontro dedicado à governança no agro realizado em paralelo à 32ª ExpoAgro Arinos (14 a 17 de agosto), em Arinos, Minas Gerais. Em dois dias de programação (15 e 16/08), a Rota DF uniu orientação técnica, diálogo com produtores e uma amostra do que já se colhe na Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno.

No estande, o público conferiu degustação de mirtilos de quatro produtores da RIDE-DF — Ouro Azul, Cerrado Blue, Mirtilo do Cerrado e Berry Bear ( originário de Arinos. Uma produção que enche de orgulho a Rota DF),  além de geleias artesanais em diferentes perfis (com e sem açúcar, combinações com pimenta) e um chá gelado de mirtilo com hibisco, adoçado com estévia, que fez sucesso entre os visitantes. A proposta foi simples e efetiva: apresentar padrão de qualidade, diversidade de derivados e potencial de mercado das frutas vermelhas produzidas por nossos fruticultores.

A programação incluiu palestra de Luiz  Curado e uma Oficina de Fomento conduzida pela equipe da Rota, com forte participação do público. Foram abordados temas como variedades de frutas vermelhas e açaí, comercialização, embalagens e rotulagem, organização da produção, cooperativismo e o passo a passo para adesão de novos produtores às cadeias apoiadas pela Rota. A oficina reforçou o que defendemos há anos: organização, profissionalismo, método e regularidade são a base para ampliar acesso a mercados e valor agregado.

Realizado na cidade reconhecida como Capital do Baru, o AgroGov evidenciou a vocação agro do Noroeste mineiro e o papel da sociobiodiversidade do cerrado na geração de renda local. Para a Rota DF, a presença em Arinos foi estratégica: aproximação com produtores, escuta ativa das demandas do território e construção de pontes com  intressados e instituições parceiras.

A participação na ExpoAgro Arinos e no AgroGov 2025 consolidou a Rota DF como articuladora de qualidade, organização e mercado. Seguimos ampliando o circuito de degustações, oficinas e encontros técnicos para que mais produtores da RIDE-DF se integrem às cadeias de berries e açaí, com padrão comercial, regularidade de entrega e melhor remuneração.

zazen

Author zazen

More posts by zazen

Leave a Reply