OFICINA DE FOMENTO LUZIANIA – NOVO GAMA / GOIÁS 09/06
LUZIÂNIA E NOVO GAMA – OFICINAS DE FOMENTO PARA APROXIMAR A ROTA DOS AGRICULTORES FAMILIARES
Nesta quinta-feira, 9 de junho, foi a vez de Luziânia (GO) receber a Oficina de Fomento da Rota da Fruticultura, iniciativa que tem como objetivo promover a inovação, incentivar as cadeias produtivas e o crescimento econômico da RIDE-DF.
Reunidos na sede da Central dos Produtores Rurais, agricultores da cidade e região puderam conhecer melhor os benefícios que a Rota tem a oferecer. Aproveitaram a oportunidade para debater sobre diversos assuntos, como a comercialização das frutas, vantagens de culturas como a do açaí e as possibilidades do cultivo de baru como opção de renda para a região.
Foi também um encontro para tirar dúvidas a respeito de titularidade das terras e de como podem se integrar ao projeto da Rota, saber mais sobre o que representa o projeto e as oportunidades que ela pode trazer para o mercado, geração de emprego e renda e diversificação de culturas.
Na parte da tarde, o Novo Gama recebeu a caravana de técnicos e pessoal de apoio da Rota. Estes encontros servem para que todos conheçam o projeto, com informações sobre as oportunidades que a Rota representa para o mercado, na geração de emprego e renda, na diversificação das culturas, entre outros objetivos.
A reunião foi produtiva e esclarecedora, pois muitas dúvidas foram apresentadas e respondidas. Mais uma vez, houve interesse e muitas dúvidas sobre a produção de mirtilo e também do açaí, entre tantas uma se destacou: se é preciso que o produtor abandone suas culturas para cuidar de novas variedades para fazer parte do projeto. Ficou claro que a Rota apoia as culturas já existentes, apenas dando uma opção para que o agricultor familiar possa conhecer outras variedades e participar de novas oportunidades.
A equipe explicou como os produtores podem se engajar no projeto, ressaltou a importância da fruticultura e da força que a agricultura familiar adquire com a união de todos os segmentos envolvidos. Foi falado também sobre questões técnicas relativas à frequência e volume da produção, fatos importantes para que o imenso grupo criado pela Rota da Fruticultura RIDE DF, que abriga municípios de uma grande extensão territorial (de Cristalina a Buritis-MG, passando por Cavalcante, Alto Paraíso, Goianésia, Unaí e tantos outros) possam permanecer coesos e unidos no intuito de exportar frutas selecionadas, com alto valor agregado.
Este é apenas um passo do processo, que terá sequência com as Reuniões de Mobilização em cidades vizinhas.
Para participar, é só ficar atento aos canais de comunicação da Rota, onde serão divulgados os locais e as datas dos próximos encontros.
Lembrando que Cidade Ocidental teve sua Reunião de Mobilização remarcada para 08 de julho de 2022.
Compareçam !