Skip to main content

A Rota fica feliz ao encontrar iniciativas de seus parceiros. São ações próprias, realizadas para atender o anseio de uma nova agricultura familiar, com mais oportunidade de trabalho e renda. Cristalina-GO organizou evento A Rotada Fruticultura em Cristalina , nos dias 12 e 13 de julho de 2022, na sede da AABB,  para discutir a fruticultura, traçar planos, escutar profissionais de renome, reunir os produtores e entender a importância do planejamento da cadeia produtiva. 

Luiz Curado, coordenador geral da Rota iniciou a jornada explicando com detalhes o funcionamento da fruticultura moderna e profissional, citando sua experiência na implantação do polo de Petrolina-Juazeiro, nos anos 90, referência internacional na produção irrigada de manga e uva. Fernando Rodrigues, da Delgitec e consultor da Rota comentou sobre os recursos hídricos no DF, Goiás e Minas Gerais, e dedicou bastante tempo explicando o que é e para que serve o Livro Branco, espécie de arcabouço necessário para formatação e registro do projeto de implantação do polo de frutas. Edson da Brava, empresário do setor de frutas e agronegócios, um dos apoiadores do evento em Cristalina, explicou o que é, e como vai funcionar a EMPRESA INTEGRADORA, uma ação conjunta da Rota e iniciativa privada, para impulsionar a produção de frutas nas microrregiões da RIDE DF.  Edson detalhou questões importantes: a união dos produtores, a seleção das variedades, o porquê de escolher poucas variedades (com muitas culturas não haverá volume e condições de comércio favorável) e detalhes do mecanismo da integradora.  

Também palestraram Lincoln França do SENAR –GO, que esteve à vontade para conversar com o público, em um diálogo praticamente entre amigos, já que a comunidade produtora é sabedora dos trabalhos do SENAR, grande parceiro e consultor do homem do campo. França salientou fatores sobre a gestão da produção rural:  lucratividade, precificação, entre outros itens fundamentais para o trabalhar rural moderno e atualizado.   

SEBRAE-GO trouxe Rafaela Andrade e Priscila Sousa, de Luziânia, para detalhar o programa “Sebrae no campo”, um exemplo de apoio completo ao produtor rural. 

Lucimar Andrade, consultor da Brava Fruticultura, apresentou detalhes do Viveiro de mudas. Uma experiência importante e fundamental para o sucesso do projeto que vem sendo construído pela equipe da empresa. A responsabilidade começa no primeiro passo: o fornecimento de mudas certificadas e com rastreabilidade. O objetivo do viveiro é entregar produtos de qualidade, com alta resistência e boa produtividade.

Alaor Muller representou a Apex Brasil, agência do governo federal referência pelo seu apoio ao empreendedor voltado à exportação, e já chegou quebrando paradigmas: “exportar é possível, mas o serviço exige uma lista de requisitos importantes a cumprir. A Apex orienta o que é necessário e quais os primeiros passos”. Muller trouxe ao evento informações estratégicas, ranking de exportação e posicionamento das frutas brasileiras no comércio exterior, dados sobre impostos e câmbio. Comentou sobre a expertise da Apex no apoio ao exportador e as peculiaridades de comércio de frutas nos continentes asiático e europeu. Explicou sobre as “ janelas”  – tempo ideal  para venda de frutas nos diversos mercados internacionais, cada uma com suas especificidades. Para obter sucesso é necessário 3 pontos básicos: 1-  Boa estratégia (saber por onde começar);  2 – Conhecer e ter um bom produto; e  3 – Conhecer com profundidade  o mercado. 

Muller falou da importância em balancear a exportação e o mercado interno, dividindo a produção em percentuais, de acordo com o tipo e estratégia.  

 Todos podem contar com o apoio da Apex e em especial do programa PEIEX Agro – Frutas, que atende inclusive pessoas físicas, com atendimento exclusivo para esse segmento frutícola. A Apex auxilia na preparação para participação dos empreendedores em feiras e eventos no exterior.  “Importante citar que é necessário o registro de produtor rural”, finaliza o próprio Alaor Muller. 

master

Author master

mais posts de master

Deixe um comentário