No dia 02 de fevereiro, o intercâmbio tecnológico entre as Rotas das Frutas do Distrito Federal e do estado de Alagoas foi um verdadeiro marco para os produtores e autoridades técnicas do setor frutífero.
Organizado pela Rota das Frutas RIDE-DF, o evento ocorreu no auditório da Companhia do Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e da Parnaíba – CODEVASF, em Brasília e contou com participações ativas da Rota das Frutas de Alagoas, o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), a própria CODEVASF, o Instituto Sagres, o Emater-DF, a Embrapa Cerrados, a Embaixada de Israel, além de inúmeras cooperativas afiliadas à Rota DF e a destacada Cooperativa Agropecuária Regional de Palmeiras dos Índios (Carpil).
A comitiva alagoana marcou presença com aproximadamente 60 agricultores e técnicos, em uma sinergia com o objetivo de trocar experiências e ter a oportunidade de conhecer de perto o método de trabalho da Rota DF, que tem demonstrado resultados e impactos positivos.
O intercâmbio tecnológico recentemente realizado teve a honra de contar com a presença de diversas autoridades técnicas. Em vários momentos, os especialistas destacaram a relevância de oferecer oportunidades como essa aos agricultores familiares, visando fortalecer e promover a inovação na produção de frutas.
Para a secretária do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, Adriana Melo Alves, é de extrema importância a frequente realização desses intercâmbios para promover o compartilhamento de conhecimento e impulsionar o desenvolvimento sustentável em diferentes regiões, e louva a ação da Rota RIDE-DF, uma vez que oportunizam aos participantes a conhecerem os benefícios que a agricultura familiar traz para o desenvolvimento regional. “Esses intercâmbios representam, revitalização de bacias, serviços ecossistêmicos, captura de carbono. Todo uma gama de oportunidades que a gente ver, é a agricultura familiar, é o agronegócio, é exportação, é alimentação escolar”, destaca Adriana.
Luciano Monteiro, Presidente da Carpil e gestor da Rota da Fruticultura do estado de Alagoas, foi categórico ao afirmar que as Rotas de Fruticultura são uma das missões mais importantes do Ministério da Integração. “Trata-se de uma missão importante do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, porque nas roças, nas propriedades, ela verticaliza as plantações proporcionando não apenas um incremento na produção, mas também promovendo a geração de renda e o desenvolvimento socioeconômico”, revela o presidente.
Já para o agricultor Josival Clemente, participar do intercâmbio tecnológico ultrapassou suas expectativas. “As minhas expectativas foram boas, me surpreenderam, porque eu adquiri muitos conhecimentos e novas técnicas, saio daqui cheio de novas ideias”, completa Josival.
Na ocasião, Luiz Curado, coordenador da Rota DF, elucidou aos presentes o funcionamento e o sucesso da Rota RIDE-DF, abordou parcerias estratégicas e evidenciou a importância dos intercâmbios tecnológicos como agentes transformadores na cadeira produtiva de frutas. “Esse encontro teve uma parte operacional, de troca de experiências, e uma parte institucional, porque esse apoio é muito importante para que os projetos e avanços se concretizem. Foi um momento descontraído e muito rico, para a troca de experiências de pessoas que tem um objetivo comum: produzir mais frutas e de melhor qualidade”, conclui Luiz Curado.
Já Napoleão Casado, diretor da Codevasf, detalhou os esforços e as ações da instituição em prol do desenvolvimento alagoano e do setor fruticultor, e parabenizou a organização do evento e destacou a relevância das parcerias nesse tipo de empreendimento.