Skip to main content

Entre os dias 19 e 24 de fevereiro, a Rota das Frutas RIDE-DF realizou missão estratégica pelo oeste baiano. Com quatro paradas ao longo do percurso, o objetivo foi explorar as potencialidades do cultivo de cacau e oliva na região.

Na 2ª SR da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba -CODEVASF, em Bom Jesus da Lapa – BA, a Rota em conjunto com a Companhia e a Embrapa Cerrados assinaram o acordo para o desenvolvimento e troca de experiências entre Rota e Codevasf.

No município de Barra, na Bahia, o grupo visitou duas propriedades de cacau e uva. Na ocasião, aproveitaram para conhecer o trabalho do grupo israelense Tal Bar Dor, que se destacou pela eficaz integração entre o cacau e a banana. Em parceria com a Embrapa, o grupo criará um campo experimental para aprofundar os estudos sobre o fruto do cacaueiro, visando a aplicação futura na Rota RIDE-DF.

Em Rio de Contas – BA, visitaram propriedades onde o foco são as plantações de olivas, importante fonte de azeite. Um dos produtores visitados, Sr. Didier Pierre Chinchilla da Fazenda Experimental Oliveiras, importante produtor da cultura da região. Já em Barreiras, última parada do itinerário, a Rota visitou a propriedade do Grupo Schmidt, reconhecido como uma referência na produção agrícola. Além disso, a equipe também teve a oportunidade de explorar o viveiro de cacau do Grupo, destacando a importância desta visita para o cenário frutífero a ser criado na RIDE-DF.

Ao total, com cerca de 2.500 km percorridos, diversos contatos e reuniões realizadas, a equipe volta com boas perspectivas para incrementar novos cultivos no DF e entorno, trazendo cacau e em momento posterior, a oliva, mostrando preocupação em oferecer boas opções ao produtor rural da região.

 

master

Author master

mais posts de master

Deixe um comentário