Skip to main content

Para formar o polo frutícola da RIDE-DF é necessário não apenas distribuir mudas e colher frutos. É importante estabelecer um padrão de planejamento empresarial, que abranja desde a distribuição das mudas até a comercialização dos produtos, neste caso, as frutas. Para tal fim a equipe da Rota esteve entre setembro e outubro ( de 26/09 a 09/10/2023) em Portugal e Espanha, para manter contato com produtores locais, realizar visitas técnicas estratégicas e participar da Fruit Attraction 2023, uma das mais importantes feiras de produção e comercialização de frutas do planeta.

Durante a viagem, a equipe composta por profissionais da Codevasf, Embrapa Cerrados e SEAGRI-GDF visitou produtores de mirtilo e framboesas em Sesimbra (Alentejo) no dia 27/09 e verificou a alta empregabilidade para tornar o processo de colheita mais eficiente. Em 28/09 visitou a Fundação Eugénio de Almeida, em Évora, em contato com produtores de pistache e oliveiras. Algumas marcas são bem conhecidas no Brasil como o vinho Cartuxa e o azeite EA. No mesmo dia, visitou pequenos produtores de pistache, na região de Reguengos de Monsaraz.

Dia 29/09 a equipe foi a empresa inglesa Summer Berry Company Portugal, na região da Herdade dos Almeidans, para conhecer os campos de produção de framboesa e amora, conhecendo todas as etapas da produção de morangos, framboesas e amoras, desde a produção de mudas até a colheita, passando por estufas de produção e recebendo informações sobre o manejo integrado de pragas e controle biológico, para reduzir custos e diminuir o uso de defensivos químicos. De lá a equipe foi à Unidade de Agro Inovação do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária – INIAV, na região da Fataca, onde as empresas instaladas fazem pesquisas desde a produção de mirtilos, framboesas, avaliação de tecnologias de estufas, desenvolvimento de novas variedades de framboesas, pesquisas com espécies frutíferas nativas de Portugal para preservação e conservação das espécies etc.

De 06 a 09 de /10 ocorreu a feira Fruit Attraction 2023, uma das maiores feiras de fruticultura do planeta. A Rota participou do estande do Brasil, e estabeleceu contato com o trade internacional, observou as tendências de produção, formas inovadoras de comercialização, novas tecnologias aplicadas para a produção, mostra de equipamentos de pós-colheita. Além disso, conheceu várias empresas de genética e melhoramento de frutas. Foram feitas apresentações sobre o programa Rota das Frutas às empresas que demonstraram interesse visitando o estande do Brasil.

No dia 07/10 realizou visita técnica ao MercaMadrid, principal plataforma de comercialização e distribuição de alimentos da Espanha, considerado o maior mercado hortifrúti da Europa com uma área total de 2.215.060 m², distribuídos em 6 pavilhões onde operam 153 empresas e geram cerca de 2.600 empregos diretos. Na ocasião, foi possível conhecer diferentes métodos de comercialização, exposição, logística e administração desse grande centro comercial. A visita técnica contribui para o desenvolvimento da fruticultura da RIDE DF e promoverá futuras colaborações com parceiros estrangeiros, abrindo o leque de opções para troca de experiências e comercialização dos produtos produzidos pela Rota das Frutas RIDE-DF.

 

master

Author master

mais posts de master

Deixe um comentário