Cocalzinho tem pouco mais de 20 mil habitantes, muitas riquezas naturais e já se habilitou para participar da Rota da Fruticultura RIDE-DF, cuja equipe compareceu na manhã do dia 11 de agosto na sede do P.A. Fazendinha, cerca de 30 km da cidade. Na ocasião, reuniu produtores rurais interessados na fruticultura, e em participar dos trabalhos de formação do mais novo polo frutícola do Brasil.
A notícia da Oficina de Fomento correu rápido e o pessoal de vários assentamentos, dentre eles o P.A. Boa Sorte e P.A.Vila Esperança, marcaram presença. A Oficina serviu para esclarecer a metodologia que vem sendo empregada: profissionalismo na produção e venda, incentivo de novas variedades , considerações sobre o mirtilo, açaí e demais berries, a mecânica de “vender antes de plantar”, que chamamos de “venda antecipada”, entre muitas outros assuntos relevantes.
Benivaldo Vaz, da Embrapa Cerrados, explicou em palestra todos detalhes técnicos do açaí Paidégua, variedade própria para o cerrado. Todas dúvidas foram esclarecidas. Valquíria Duarte, do Ministério do Desenvolvimento Regional, manifestou a preocupação de toda equipe em atender as demandas dos agricultores e salientou o esforço do Ministério e da Rota em auxiliar no desenvolvimento de Cocalzinho e dos assentamentos em sua volta. Por fim, Letícia Silva, do assentamento Fazendinha, fechou a Oficina de Fomento representando os agricultores presentes e reforçando o desejo de trabalhar junto à Rota, que agora parte para um novo degrau no relacionamento e ações locais.