A reunião de mobilização da Rota da Fruticultura RIDE-DF, em Goianésia, no dia 30 de agosto, aconteceu na Faculdade Evangélica de Goianésia – FACEG. A cerimônia de abertura foi comandada por Luiz Curado, coordenador-geral da Rota da Fruticultura RIDE-DF, que explicou aos presentes o que é a Rota, como é feita a dinâmica do evento e as metodologias aplicadas nas oficinas que foram ministradas no decorrer da reunião.
Curado destacou a última experiência da visita técnica à Petrolina que ocorreu no mês de julho, os recursos que a deputada federal, Bia Kicis, destinou ao projeto, e como os produtores de Goiás podem fazer uma fruticultura profissional. “Não tenho dúvida de um polo de fruticultura aqui. Estamos propondo fazer frutas diferentes, tipo as vermelhas, como o morango, mirtilo, amora preta, framboesa, porque pagam bem”, explica.
No final da cerimônia de abertura, foram divididos em três grupos as oficinas temáticas que compõem a grade de programação das reuniões de mobilização. Grupo I foi de Planejamento e Mercado e Infraestrutura, Grupo II de Crédito, Financiamento e Organização Comercial e Grupo III de Produção.
O engenheiro agrônomo e funcionário da Codevasf, Frederico Calazans foi o palestrante da oficina de Planejamento e Mercado e Infraestrutura e comentou como foi a dinâmica e os principais apontamentos com os produtores rurais.” A falta de mobilização política, estradas, energia, centro de distribuição, armazenamento de mercadorias, falta de organização de vendas foram pontos levantados e muito interessantes. Outras questões foram a pesquisa de mercado, o que for produzir, qual melhor época e qual produto para se ter um bom retorno. Os produtores possuem uma grande carência de assistência técnica”, aponta.
A Cooperfamiliar – Cooperativa Agropecuária dos Produtores Rurais e Agricultores Familiares de Goianésia, têm 86 famílias que produzem mamão, acerola, maracujá e banana. A presidente da cooperativa, Josiene Ribeiro, esteve presente e mencionou que essa oportunidade irá alavancar a produção e conhecimento dos fruticultores da região. “Nossos produtores estão interessados em produzir mais, os jovens estão empolgados com o projeto da Rota da Fruticultura que vai fazer um diferencial em nosso município e na agricultura, só tenho que parabenizar”, diz.
Morador de Goianésia, João Carlos é produtor de mamão. Tem cultivo de três hectares, com aproximadamente dois mil pés e vende a fruta para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e também nas feiras livres da cidade. O fruticultor participou da oficina de produção e disse estar entusiasmado com o projeto. “Voltarei para a roça mais animado, gostei muito das propostas”, revela.
A COOPAFER – Cooperativa dos Agricultores Familiares e Empreendedores Rurais da RIDE, possuem 600 agricultores associados com produção de abacate, laranja, limão, manga, banana, e projetos de cultivo de avocado e mirtilo com parceria da Universidade de Brasília – Unb. Varlen Mota, diretor executivo da COOPAFER foi um dos convidados e citou que o evento foi maravilhoso pelo fato de juntar várias lideranças. “Aqui vamos fomentar a agricultura familiar, precisávamos disso para atender os pequenos agricultores através de incentivos de custos e qualificações”, manifesta
Antes de iniciar os discursos da mesa de solenidades, a orquestra do projeto “Criar e Tocar” da Faculdade Evangélica de Goianésia – GO, emocionou os participantes com o hino nacional, sob a regência do maestro Márcio Ferreira.
Participaram da mesa de solenidades, o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás, Tiago Freitas de Mendonça; o prefeito de Goianésia, Leonardo Menezes; a representante do Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR), Simone Noronha; o deputado federal José Mário Schreiner; o superintendente regional da Conab, Rafael Bueno, o superintendente do SENAR – GO, Dirceu Borges; o secretário municipal de Agricultura, Marcos Portilho; o assessor parlamentar da deputada federal Bia Kicis, Fernando Pires e a presidente da Cooperfamiliar – Cooperativa Agropecuária dos Produtores Rurais e Agricultores Familiares de Goianésia, Josiene Ribeiro.
No final da cerimônia, foi doado para a Prefeitura Municipal de Goianésia um caminhão leve carroceria de madeira para transporte de produtos agrícolas e uma câmara fria 6×6 para armazenamento e conservação. A Cooperfamiliar também recebeu um caminhão leve baú.