Skip to main content

Mais um evento da Rota da Fruticultura RIDE – DF aconteceu no mês de agosto. A Associação Atlética Banco do Brasil em Cristalina- GO, recebeu no dia 6/8, às 9h, produtores locais, empresas privadas e representantes de órgãos públicos vinculados à agricultura.

O mestre de cerimônia e coordenador- geral da Rota da Fruticultura RIDE- DF, Luiz Curado, deu as boas-vindas aos convidados e iniciou a cerimônia explicando o momento que nasceu o projeto, os pilares que englobam o segmento como, planejamento, produtos, insumos, promoção e marketing, mercado, e- commerce, logística, a importância de uma plataforma digital e dos centros de distribuição e comercialização de produtos em Cristalina e em toda a RIDE-DF.

Curado também destacou como a fruticultura pode ser uma porteira de oportunidades. “Qualquer projeto nesse setor para obter sucesso, tem que ser economicamente viável, tem que trazer economia, ser socialmente justo e ambientávelmente correto. Mas precisamos do pilar político e institucional. A Codevasf passou a atuar em Goiás em 2018, e isso abre uma porteira enorme de oportunidades para criação de projetos, obras de infraestrutura e condições favoráveis à fruticultura”, esclarece.

Edson Carlos, sócio- proprietário da empresa Brava Agronegócios foi um dos convidados e participou da apresentação inicial, onde listou pontos importantes, como a plataforma de negócios, potencialidades de área em hectare, calendário de colheitas, características e desenvolvimento da fruticultura na região de Cristalina-GO. “Estou com uma grande expectativa em relação à Rota. Vai ter bastante incentivo, o pessoal vai discutir muitos problemas para progredir na fruticultura e acredito que vamos avançar muito, área nós temos e produtores interessados também. Precisamos desburocratizar os modelos para conseguir ter acesso ao crédito e fazer implementações para organizar o setor, esse apoio é fundamental”, observa.

Logo após as apresentações, ocorreram as três oficinas temáticas com os especialistas da Rota. O objetivo dessas dinâmicas é investir em conhecimento técnico e abordar problemas, causas e soluções sobre fruticultura aos produtores da região.

A sala do Grupo I de Oficina de Planejamento e Mercado – Infraestrutura foi realizada por Gustavo Dangiolella e Frederico Calanzans, Grupo II de Crédito e Financiamento – Organização Comercial por Rariany Monteiro e o Grupo III de Produção por Fernando Rodriguez.

Edson Ferrari é morador de Cristalina – GO e esteve presente na oficina de Planejamento e Mercado – Infraestrutura. O produtor cultiva, uva, goiaba, limão e tem um projeto à vista de diversificar outras frutas como a atemoia, caqui e mirtilo. “Trabalhamos com plantação de fruticultura irrigada por gotejamento. Isso gera economia e racionalização, não há desperdiço nenhum e aproveitamos 100% da água, “explica.

Com filial em Cristalina, a Coopindaiá tem mais de 600 cooperados em vários ramos da fruticultura, fábrica de polpas com certificado no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), trabalhando em Brasília e na RIDE – DF com frutas mais tradicionais, como goiaba, manga, acerola, maracujá, abacaxi e caju. O presidente da cooperativa, Luciano Andrade, explicou como funciona a dinâmica do trabalho. “Essas frutas viram poupas, entressafras, vendas para alimentação escolar, em ministérios e no exército. Somos possíveis compradores dos agricultores, ou seja, a cooperativa faz a ponte na comercialização. Gostei muito dessa iniciativa da Rota que irá fomentar a produção de frutas no município e gerar mais renda ao produtor”, comemora.

Depois de uma hora de trocas de informações das oficinas, a mesa de autoridades foi chamada para encerrar os trabalhos e avaliar o andamento das atividades da Rota. Lideranças de Goiás estiveram presentes, como o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás, Tiago Freitas de Mendonça, o superintendente do SENAR – GO, Dirceu Borges, o presidente da Emater -GO, Pedro Leonardo;o deputado federal José Mário Schreiner; o deputado federal Vitor Hugo; o prefeito de Cristalina. Daniel Sabino Vaz; o prefeito de Alexânia, Allyson Silva; o presidente da Câmara de Cristalina, vereador Jean Eustáquio Alves; o representante do Instituto Federal Goiano, Fernando Augusto; e o presidente do sindicato rural de GO, Alécio Maróstica.

Os representantes de Brasília- DF foram a deputada federal Bia Kicis; o presidente da Embrapa Cerrados, Sebastião Pedro; o superintendente regional da Conab, Rafael Bueno e a representante do Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR), Simone Noronha.

Bia Kicis é madrinha da Rota da Fruticultura RIDE- DF. Ela viabilizou a integração e ressaltou a importância da agricultura familiar por todo brasil. “Eu fui à Petrolina que é a capital da fruticultura. O Distrito Federal e toda a RIDE tem tudo para ser uma nova Petrolina e nós vamos cuidar para que isso aconteça, junto com os agricultores, os políticos que querem mudar a realidade. Homens e mulheres de valor que desejam trabalhar e produzir. O governo Bolsonaro tem um olhar especial para esse segmento, junto com a política de agricultura da ministra Teresa Cristina”, explana.

No momento final, a Rota doou para Rede Terra – Cooperativa dos Agricultores Familiares do Cerrado, uma câmara fria 3×3 para armazenamento e conservação e um caminhão leve baú. Depois da entrega do certificado de doação foi oferecido um almoço pela Prefeitura Municipal de Cristalina.

master

Author master

mais posts de master

Deixe um comentário