A Rota das Frutas RIDE-DF marcou presença na AgroBrasília 2025, realizada de 20 a 23 de maio, com estande ao lado da Embrapa Cerrados. Em um espaço de destaque, produtores, pesquisadores e instituições parceiras debateram o potencial de diferentes culturas, estreitaram laços de cooperação e apresentaram oportunidades de mercado para a RIDE-DF e para o cerrado.
A programação incluiu três encontros temáticos, cada um dedicado a uma cultura de grande relevância para a região:
20/05 – I Encontro sobre Cacau
Carlos Lazzarini, especialista do Programa Cacau SP da CATI/SP e Cacauicultura; e o pesquisador da Embrapa Cerrados -Tadeu Graciolli, falaram sobre a organização da cadeia produtiva do cacau e a implantação de lavouras, conversaram sobre apoio técnico, resultados de clones adaptados ao clima tropical, impactos de sistemas de integração com cacau irrigado. No painel “Mesa de Experiências Locais”, José Gonçalves representante do Cacau Candango, e Almir Vieira Silva, da Cordel Chocolateria, ambas de Brasília, compartilharam práticas de processamento artesanal e comercialização de amêndoas na capital federal.
22/05 – I Encontro sobre Açaí
Felipe Camargo e técnicos da Emater-DF conduziram palestras sobre manejo de açaízais, preparo de mudas e certificação de qualidade da variedade Pai d’Égua. Houve espaço para integração e networking e debate com os participantes, propostas de assistência técnica e apresentação de projetos-piloto em comunidades do entorno do DF. Durante o Encontro, houve espaço para a empresa Açaíx/Curumim, do Amazonas, anunciar a chegada da primeira indústria de processamento no DF . Na ocasião foi dito sobre o planejamento da instalação de uma indústria de processamento de açaí e demais frutas no DF, que em breve será uma realidade. A empresa já está em avançado estado de negociação com GDF para aquisição de terreno e implantação de maquinário e logística de trabalho. A AçaíMix prepara seu pouso no cerrado e será peça importante de apoio para a concretização de um corredor de comércio da polpa de açaí junto aos produtores da Rota. Uma conquista de todo segmento frutícola !
23/05 – Conexão Mirtilo
Uma tarde histórica para o blue berry candango ! Palestras de Frederico Calazans , SEAGRI-DF, Joe Valle – Malunga , que reforçou a bela iniciativa da Rota em organizar produtores de forma metódica e profissional , também anunciou a aproximação com os fruticultores, abrindo as portas para a comercialização dos produtos da Rota em suas prateleiras. José Guerra, da SEAGRI-DF, explicou detalhes do FDR, Fundo de Crédito Rural que ampara produtores na incremento de seus pomares, com verbas destinadas a projetos específicos para a fruticultura. De modo geral, os produtores interessados na implantação de pomares de mirtilo ou na fila de recebimento de mudas, participaram de sessões sobre fornecimento e reposição de plantas, crédito rural específico, entre outros. Por fim Rodrigo Baccan da CATI/SP, realizou uma verdadeira aula sobre sistemas de produção e as experiências do mirtilo paulista, fechando a tarde com chave de ouro.
Além das palestras, o estande recebeu visitantes para degustação de frutas e derivados (sucos, geleias e chás) de produtores locais, promovendo o intercâmbio direto entre quem planta e quem compra. Instituições como EMATER-DF, SEAGRI-DF, CODEVASF e e cooperativas parceiras reforçaram o papel estratégico da Rota DF na articulação da cadeia produtiva.
O movimento “Onda Azul”, criado pela Rota das Frutas RIDE-DF saiu fortalecido do evento, mostrando o crescente panorama da fruticultura de berries no DF.
A AgroBrasília 2025 consolidou o posicionamento da Rota DF como catalisadora de inovação, oferecendo a pequenos e grandes produtores conhecimento técnico, acesso a linhas de crédito e parcerias para fortalecer a fruticultura do DF e entorno. A programação completa e as próximas etapas de mobilização estarão em breve disponíveis no site da Rota DF.