Skip to main content

A Rota das Frutas RIDE DF chegou ao Peru dia 10/07/2023 para uma visita técnica, abrindo caminho para um novo momento do polo de frutas da RIDE -DF. O encontro irá criar contatos, entender a produção local peruana e prospectar parcerias comerciais que serão úteis na engrenagem logística que a Rota pretende implementar com relação ao blue berry (mirtilo).

A visita ao Peru obteve êxito, e toda a equipe presente: técnicos da Rota, EMATER-DF , Instituto Sagres e SEAGRI-GDF, constataram a força e a técnica empregadas no plantio do mirtilo no Peru. O resultado é uma aproximação estratégica com um grande polo produtor mundial, que trará para nossos pomares um aliado importante, através de know how para desenvolvimento e produção, como também na área de comercialização para o mercado internacional.

As atividades concentraram-se na província de San Vicente de Cañete e região, e objetivaram conhecer a produção de mirtilos e outras frutas. Na primeira parada a comitiva foi recebida pelo governo local para o início de uma jornada e parceria que promete ser importante para os dois lados. No mesmo dia, o grupo foi à Universidade Nacional de Cañete, onde conheceu a produção científica, controle biológico, melhoramento genético e a produção de mudas de alta tecnologia. Além disso, é a universidade que presta assistência técnica aos produtores locais.

Dia seguinte , ocorreu visita ao viveiro da maior empresa de genética de mirtilo do mundo, a norte americana Fall Creek, cujo espaço visitado produz 400 mil mudas por semana de mirtilo, com sistemas de operação e higienização da melhor qualidade. Tudo muito limpo e organizado, sem falar no cenário andino de tirar o fôlego. Ao final, um convite especial para degustação com mais de 15 variedades de mirtilos, para que o grupo pudesse comparar e saborear as nuances de cada uma.

Outra visita técnica foi na AVSA, agroindústria de processamento de mirtilos, abacate e maçã, Em suas instalações foram conferidos a importância da higiene, seleção e empacotamento das frutas integrado à um sistema especializado na logística. Podemos salientar ali o conjunto de informações apresentados, para realizar o comércio interno e internacional e a utilização de tecnologia e mão de obra especializada. Na ocasião, a Rota conheceu diretamente atividades de sua packing house com mirtilo e avocado, ambos em plena produção de seleção e embalagem.

Diversos campos de produção de mirtilos, foram visitados, em especial as propriedades do produtor Pablo Masuoka, com 30 hectares 100% irrigados. Nossos técnicos tiveram contato com o método e peculiaridades no trato com a fruta, que por serem pequenas e delicadas, são selecionados por diversos fatores : calibre e condição geral da fruta, incorporado a uma supervisão das máquinas com olhar detalhista, operação que os técnicos da AVSA realizam com destreza.
A Rota constrói novas relações comerciais, para entrar no cenário mundial de frutas.

zazen

Author zazen

mais posts de zazen

Deixe um comentário