Skip to main content

ALTO PARAÍSO ATENTO NAS  TRANSFORMAÇÕES DA ROTA  . REUNIÃO DE MOBILIZAÇÃO  22 DE JULHO 

A cidade de Alto Paraíso recebeu no dia 22 de julho de 2022 a Reunião de Mobilização da Rota da Fruticultura RIDE-DF, na Universidade Aberta do Brasil – UAP. O evento contou com a presença do Prefeito Sr. Marcos Rinco; Sr. Luiz Curado e Frederico Calazans da Codevasf; representantes do Ministério do Desenvolvimento Regional Sra. Valquíria Duarte e Sr. Luiz Paulo de Oliveira Silva; do Sr. Fernando Pires – assessor da deputada federal Bia Kicis; Sr. Geraldo Pacheco da Embrapa Cerrados; Sr. Ilton Mendes  da Superintendência Federal Agricultura DF;  Ismael Silva – Secretário de Agricultura  e Meio Ambiente de Alto Paraíso e o Prefeito de Cavalcante Sr. Vilmar Kalunga.

Após o café da manhã, com a  presença de diversos segmentos, produtores rurais, agricultores familiares e de assentamentos de Alto Paraíso, Emater Goiás,  sindicato rural, APROMAS- Associação dos Produtores e do Meio Ambiente do Sertão , e outras associações ligadas ao terceiro setor produtivo,  o coordenador geral da Rota, Luiz Curado, convidou todos para o auditório, onde falou sobre diversos aspectos da fruticultura, comentou sobre sua experiência na implantação do polo frutícola de Petrolina-Juazeiro, onde 25 anos atrás marcou a história da fruticultura irrigada brasileira, em especial com o cultivo de uva e manga nos distritos de irrigação, projetados e  coordenados inicialmente  pela Codevasf – Companha de Desenvolvimento do São Francisco e do Parnaíba, atualemente já nas mãos da inciativa privada com intervenções estratégicas da prestimosa Companhia, quando necessário. Hoje, o polo  de Petrolina é referência mundial no plantio e exportação de frutas, e com essa bagagem e  expertise, que estamos construindo  o mais polo de frutas do Brasil, na RIDE-DF. 

O prefeito de Cavalcante mostrou-se satisfeito em participar das ações da Rota. O Sr. Fernando Pires citou o marco geográfico da Região Integrada de Desenvolvimento Econômico, a RIDE-DF, explicando que dentro dessa área de atuação os esforços para melhorias e crescimento acabam passando por Brasília, e a Rota tem se apresentado como o maior projeto para essa região.  Com atuação cada dia mais forte. A coordenadora de sistemas produtivos e inovadores do MDR, Valquíria Duarte, citou a importância dos produtores rurais e do carinho especial com que sua equipe realiza um extenso trabalho para que o ministério e a Rota estejam recebendo apoio e atendendo famílias e comunidades. 

O prefeito de Alto Paraíso Marcos Rinco fechou a primeira etapa da Reunião fazendo um retrospecto da economia do município e ressaltou o crescimento da fruticultura na região, reafirmando que será importante para as comunidades interessadas em plantar as novas variedades sugeridas.   

A segunda etapa dos trabalhos contou equipe da Delgitec que coordenou a discussão junto aos presentes , um debate, com metodologia específica para a Rota, para identificar os problemas, causas e  buscar soluções, sempre  moldados sob a ótica da região. Gustavo Dagiolella comentou ao fim do trabalho: “alguns problemas são específicos de cada município, porém encontramos sempre pontos comuns no cotidiano do trabalhador rural do DF, Goiás e Minas Gerais”.

 Foram debatidos temas como: Licenciamento e SIF, ANVISA, agilidade na regularização da comercialização, organização e legalização das Associações, INCRA, DAP, ausência de mercado, integração cm secretaria de meio ambiente municipal para emissão de licenciamento e outorga, recursos hídricos, iniciativa do MDR para reuso da água para irrigação,  carência de equipamentos , falta de acesso ao conhecimento, uso de escolas  para divulgação de informações.

master

Author master

mais posts de master

Deixe um comentário