Aconteceu o esperado encontro para a entrega dos caminhões e equipamentos. No dia 30 de junho de 2022 toda a família da Rota da Fruticultura, grupos de diversos órgãos, mais dezenas de trabalhadores rurais, oriundos de cooperativas de Goiás, Minas Gerais e Distrito Federal, conheceram uns aos outros, deram as mãos e firmaram o comprometimento do trabalho e da união, ao serem agraciados com seus respectivos veículos. Saíram pilotando seus próprios caminhões, 22 entregues na ocasião (19 caminhões baú e 3 com carroceria de madeira) e 28 tobatas. No total já foram entregues 32 caminhões, 43 microtratores (tobatas) e 26 câmaras frias para uso direto na fruticultura de cada região. E ainda tem muito mais para ser entregue. Esses equipamentos vão ajudar na logística de distribuição dos produtores de frutas da RIDE-DF.
Quando falamos que a Rota está fomentando o cultivo de frutas, apoiando e fortalecendo o produtor dos 34 municípios da região, não estamos brincando.
O evento contou com a presença dos parceiros: Codevasf, Embrapa Cerrados e Conab, prefeitos e é claro, as turmas das cooperativas, que fizeram um espetáculo a parte, esbanjando amizade e euforia, cada um vindo de um ponto distante: Formosa, Cristalina, Buritis-MG, Padre Bernardo, Novo Gama, Cidade Ocidental, Gama, Rio Preto, Pipiripau, Brazlândia, Planaltina, Planaltina de Goiás, Flores de Goiás, Vila Boa e Luziânia são apenas alguns exemplos para citar a amplitude geográfica das ações.
Foi com o apoio da deputada federal Bia Kicis, presente na ocasião e apoiando a entrega, que se viabilizou os recursos para a compra dos equipamentos. A deputada ressaltou em seu discurso a importância da união dos produtores de toda RIDE para construirmos o mais novo Polo de Fruticultura do país, citou a força da mulher do campo e ainda entregou um caminhão para cooperativa Recicla Vida, voltada para resíduos sólidos urbanos, que aderiu à festa dos fruticultores. O coordenador geral Luiz Curado organizou as assinaturas e entregas das chaves aos proprietários dos utilitários. Muitos pediram a palavra e escutamos da boca de cada um, sonoro agradecimento junto a promessa de trabalho duro em prol do desenvolvimento do polo.
A Central Uniun de Brasília aproveitou para se apresentar e colher adesões para a formação de um coeso grupo de produtores parceiros e associados, sendo ela o fruto da “intercooperação” de importantes agentes produtivos do DF. A Uniun é uma das corresponsáveis da gestão da Rota junto às cooperativas, da central comercializadora e dos benefícios que irão surgir daqui para frente, objetivando acelerar o crescimento da fruticultura local através do cooperativismo.
A Rota está revolucionando o setor agrícola da RIDE-DF, trazendo conceitos de união, cooperativismo, profissionalismo, qualidade para exportação e oportunidade de renda para pequenos agricultores.
Foi um dia emocionante, que entrou na história da vida de cada um que participou da entrega.
Parabéns cooperados e trabalhadores do campo! Tudo faremos para levar não só caminhões, câmaras frias e equipamentos, mas a oportunidade de crescimento e geração de riquezas para todas famílias interessadas em participar do movimento da Rota da Fruticultura.