Skip to main content

A Rota da Fruticultura RIDE-DF promoveu no decorrer do ano várias ações de mobilização do setor frutícola impulsionando o mercado produtor no Distrito Federal, 29 municípios de Goiás e quatro de Minas Gerais que estão integrados à Ride-DF (Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno).

 O objetivo do programa é gerar emprego e renda na região, melhorar o desenvolvimento sustentável da fruticultura e incentivar com estratégias e conhecimentos o trabalho dos fruticultores.

O projeto promoveu reuniões de mobilização em Planaltina – DF, Buritis- MG, Formosa – GO, Cristalina – GO, Goianésia – GO e Brazlândia – DF, no dia (10/9), considerada cidade- modelo de cultivo e produção de morango, goiaba e uva.

O evento iniciou às 9h na Emater Brazlândia. Na abertura, o coordenador-geral da Rota, Luiz Curado, evidenciou o novo patamar do projeto a partir do dia 18/9, incentivando o lançamento de uma nova fronteira de produção no Cerrado que é o polo de fruticultura dos berries (mirtilo, amora, framboesa e morango) que são produtos com alto valor agregado.

Participaram da reunião de mobilização o administrador regional de Brazlândia, Jesiel Costa Rosa e Adriana Nascimento, gerente de Desenvolvimento Agropecuária da Emater- DF.

Em seguida, foram conduzidas as três oficinas temáticas que fazem parte do calendário de ações: Produção por Fernando Rodriguez, Crédito e Financiamento – Organização Comercial por Gustavo D’Angiolella e Planejamento de Mercado e Infraestrutura por Frederico Calazans.

A partir das 11h, representantes de entidades públicas, setor privado, autoridades políticas e produtores locais foram deslocados para o auditório da  25º Feira do Morango de Brasília instalada na Associação Rural Cultural Alexandre de Gusmão (ARCAG).

Participaram do encontro, a Superintendente do SENAR-DF, Kelly Costa; o Superintendente Regional da Conab- DF, Rafael Bueno; o assessor parlamentar da deputada federal Bia Kicis, Fernando Pires e o presidente da Associação de Cooperativas do DF (OCDF) Remy Gorga.

Os convidados enalteceram partes importantes das ações da Rota, ficando no ar uma agradável sensação no cumprimento de uma importante etapa na construção do polo de fruticultura do DF, GO e MG.

zazen

Author zazen

mais posts de zazen

Deixe um comentário