Rota das Frutas RIDE-DF leva esperança aos pequenos agricultores no nordeste goiano
Carimbando com sucesso mais um destino da jornada em levar oportunidade e conhecimento para pequenos produtores da agricultura familiar, na sexta-feira, 11/04/2024, a Rota das Frutas RIDE-DF desembarcou no nordeste de Goiás para mais uma Reunião de Mobilização.
Os produtores rurais de Alvorada do Norte e Simolândia, se encontraram no Centro de Cultura Professor José Fernandes, em Alvorada do Norte, para conhecerem as propostas e toda as potencialidades transformadoras que a Rota DF traz com o açaí e as berries (mirtilo, morango, amora e framboesa) como um importante impulso econômico para a produção agrícola local.
No primeiro momento, Luiz Curado, coordenador-geral da Rota, fez apresentação didática, explicando a história e o propósito de promover uma verdadeira revolução no campo do DF e entorno (a RIDE-DF), trazendo uma nova forma de comercialização, de qualidade da produção, logística, mercado e muito mais; tudo para incentivar o aumento da renda per capita dos pequenos produtores por meio do cultivo de frutas. Evidenciando ainda o apoio às atividades de coleta e comercialização dos frutos do cerrado, como o baru e o pequi, que podem ser importantes para a região.
Desde 2021, a Rota DF trabalha criando uma nova mentalidade na produção frutícola, com um projeto estruturado, que contempla 33 municípios, entre eles 29 goianos, 3 mineiros e o Distrito Federal, além dos pequenos agricultores, autoridades locais participaram dessa tarde mobilizadora com bastante entusiasmo. A prefeita de Alvorada do Norte, Iolanda Holiceni, enfatizou que a chegada da Rota DF aos municípios representa mais que uma conquista para os produtores alvoradenses, é a oportunidade de incentivar uma nova renda econômica: “Eu acredito que a partir de agora, vocês (agricultores) terão mais um incentivo de acreditarem em seus trabalhos e em suas plantações. Com esses novos produtos vocês podem aumentar a renda e ter mais conforto para viverem”, comentou Iolanda.
Para a prefeita do município de Simolândia, vizinha a Alvorada do Norte, Ildete Gomes, dona Dete, como é conhecida, a Rota DF é uma quebra de barreiras para muitos produtores, além de impactar positivamente na vida desses produtores: “A Rota é um impacto positivo muito grande, porque eles vão poder plantar, cultivar e ter o seu sustento, além de uma nova renda, principalmente para os assentamentos, que não tem uma estrutura firme de produção, então a gente se depara com uma realidade em que muitos não tem o seu próprio sustento”, revelou a prefeita.
O deputado estadual, Alessandro Moreira, enfatiza a importância do trabalho da Rota-DF: “O trabalho da Rota das Frutas RIDE-DF é extremamente importante, pois ajuda as localidades a se desenvolverem, as pessoas a terem um trabalho e uma vida digna e, assim ter uma região próspera, gerando emprego e criando ocupações”, finaliza o deputado.
Foi uma tarde esclarecedora para os pequenos produtores, a esperança de gerar uma nova renda econômica e ter um novo produto em suas plantações, foi motivo de grande euforia. É o que revelou o senhor Cícero Barbosa, presidente do quilombo de Simolândia: “Sou agricultor familiar de pequeno porte, e o que me trouxe a participar dessa reunião foi a minha sede de aprender mais sobre agricultura. E minhas expectativas são para que as frutas possam ser um novo caminho de sustento para mim e minha comunidade”, conclui Cícero. Outra que apresentou uma forte esperança com a Rota foi dona Izafran, moradora do assentamento PA 2: “Eu estou participando dessa reunião, desse projeto da Rota do açaí do DF, muito atenta e muito animada, porque quero aprender mais sobre o açaí, pretendo plantar mais dessa fruta em meu estabelecimento. E acredito que depois dessa reunião, acredito que vou ter mais conhecimento e que tudo vai dar muito certo”, fala Izafran.
Além das prefeitas e do Dep. Alessandro, participaram também dessa reunião mobilizadora da RIDE-DF, a secretária de assistência social de Alvorada do Norte, Aldezângela Holicene, o secretário de agricultura, Carlos Alberto, o presidente da Câmara, Weliton, o vice-prefeito, Divino, o vice-prefeito de Iaciara, Sebastião José, o vereador Júlio da Laranja, e Zilda da Silva, secretária de agricultura, representando o prefeito de Flores de Goiás. Toda a turma dos municípios, reunidos em prol da fruticultura irrigada.
Mais duas cidades mobilizadas com sucesso na Rota das Frutas da RIDE-DF.