Skip to main content

No dia 12 de agosto de 2022, Corumbá de Goiás, cidade histórica fundada em 1730 pelo bandeirante Anhanguera Filho, abriu as portas do Cine Teatro Esmeralda para apresentar aos produtores rurais e segmento agrícola a Rota da Fruticultura RIDE DF, capitaneada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional e organizada pela Codevasf, Conab e Embrapa. A Rota atua diretamente na promoção frutícola na região integrada de desenvolvimento do DF (RIDE-DF) através do incentivo ao planto de frutas especiais, de forma diferenciada, com planejamento e profissionalismo.

A Reunião de Mobilização teve início com a corporação 13 e Maio, que apresentou empolgante repertório culminando com os hinos do Brasil e do município. O coordenador Geral da Rota e representante da Codevasf, Luiz Curado compôs a mesa e explicou com  didática e precisão, como a Rota é importante ferramenta para a geração de riqueza para os trabalhadores do campo. Detalhou a forma de  comercialização que pretende-se implementar, as facilidades da Central de Comercializadora, os pioneiros produtores de mirtilo Ouro Azul ( Planaltina – GO) ,  das mudas de açaí entregues na Chapadinha-DF, as parcerias com grupos da iniciativa privada, as novas variedades sugeridas  (açaí, mirtilo, as berries, além da jabuticaba e os frutos do cerrado), e muitas informações sobre comércio exterior e  condução de criação do mais novo polo de frutas do Brasil, que encontra-se em plena fase de implantação, nesse ano. Finalizou convocando a participação de Corumbá, grande produtora de uva e maracujá, entre outros.

Estiveram presentes à mesa: prefeito Chico Vaca; Livia de Moraes, presidente da Câmara Municipal; Alysson Lima, prefeito de Alexânia; Fernando Pires, assessor da deputada federal pelo DF – Bia Kicis; José Carlos Oliveira presidente do Sindicato Rural de Corumbá; Reinaldo Belchior, secretário de agricultura; Goretti Teles, secretária de educação e cultura; Ilton Mendes SFA-DF/MAPA, Geraldo Pacheco da Embrapa Cerrados e Francisco Soares, Diretor do Departamento de Desenvolvimento Regional e Urbano do MDR, que encerrou as falas da mesa  apresentando o Ministério, o recente  lançamento  da Plataforma Rota-S e detalhando os trabalhos das 11 Rotas da Integração, que integram diversas cadeias e arranjos produtivos em todo o Brasil, ao qual a Rota da Fruta RIDE DF faz parte.

A segunda parte dos trabalhos da manhã foram conduzidos por Fernando Rodrigues e equipe, que organizaram proveitoso diálogo com os agricultores presentes, que foram direto ao assunto: os problemas da região. Identificaram entre muitos tópicos, a precariedade no uso da água, as dificuldades para obtenção de crédito financeiro. Ao final os presentes presenciaram o sincero depoimento de um assentado rural de Corumbá, que mostrou-se feliz e motivado com as palavras de ordem, incentivo e trabalho ditas no evento. Sentiu firmeza no encontro da Rota, com o “pinga-fogo” final proporcionado e como tantos outros retorna ao seu lar com a certeza de que tempos melhores estão chegando para os produtores rurais de Corumbá, através do cultivo e comercialização de frutas.

A Rota da Fruticultura RIDE DF constrói uma nova realidade para o produtor rural, implantando uma revolução no modo de pensar e agir do pequeno agricultor familiar. Uma ideia transformadora, que encanta e agrega por onde passa.

 

Acesse:

www.rotafruticulturaridedf.com.br

www.instagram.com/rotafruticulturaridedf

master

Author master

mais posts de master

Deixe um comentário