No dia 12 de agosto de 2022, Corumbá de Goiás, cidade histórica fundada em 1730 pelo bandeirante Anhanguera Filho, abriu as portas do Cine Teatro Esmeralda para apresentar aos produtores rurais e segmento agrícola a Rota da Fruticultura RIDE DF, capitaneada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional e organizada pela Codevasf, Conab e Embrapa. A Rota atua diretamente na promoção frutícola na região integrada de desenvolvimento do DF (RIDE-DF) através do incentivo ao planto de frutas especiais, de forma diferenciada, com planejamento e profissionalismo.
A Reunião de Mobilização teve início com a corporação 13 e Maio, que apresentou empolgante repertório culminando com os hinos do Brasil e do município. O coordenador Geral da Rota e representante da Codevasf, Luiz Curado compôs a mesa e explicou com didática e precisão, como a Rota é importante ferramenta para a geração de riqueza para os trabalhadores do campo. Detalhou a forma de comercialização que pretende-se implementar, as facilidades da Central de Comercializadora, os pioneiros produtores de mirtilo Ouro Azul ( Planaltina – GO) , das mudas de açaí entregues na Chapadinha-DF, as parcerias com grupos da iniciativa privada, as novas variedades sugeridas (açaí, mirtilo, as berries, além da jabuticaba e os frutos do cerrado), e muitas informações sobre comércio exterior e condução de criação do mais novo polo de frutas do Brasil, que encontra-se em plena fase de implantação, nesse ano. Finalizou convocando a participação de Corumbá, grande produtora de uva e maracujá, entre outros.
Estiveram presentes à mesa: prefeito Chico Vaca; Livia de Moraes, presidente da Câmara Municipal; Alysson Lima, prefeito de Alexânia; Fernando Pires, assessor da deputada federal pelo DF – Bia Kicis; José Carlos Oliveira presidente do Sindicato Rural de Corumbá; Reinaldo Belchior, secretário de agricultura; Goretti Teles, secretária de educação e cultura; Ilton Mendes SFA-DF/MAPA, Geraldo Pacheco da Embrapa Cerrados e Francisco Soares, Diretor do Departamento de Desenvolvimento Regional e Urbano do MDR, que encerrou as falas da mesa apresentando o Ministério, o recente lançamento da Plataforma Rota-S e detalhando os trabalhos das 11 Rotas da Integração, que integram diversas cadeias e arranjos produtivos em todo o Brasil, ao qual a Rota da Fruta RIDE DF faz parte.
A segunda parte dos trabalhos da manhã foram conduzidos por Fernando Rodrigues e equipe, que organizaram proveitoso diálogo com os agricultores presentes, que foram direto ao assunto: os problemas da região. Identificaram entre muitos tópicos, a precariedade no uso da água, as dificuldades para obtenção de crédito financeiro. Ao final os presentes presenciaram o sincero depoimento de um assentado rural de Corumbá, que mostrou-se feliz e motivado com as palavras de ordem, incentivo e trabalho ditas no evento. Sentiu firmeza no encontro da Rota, com o “pinga-fogo” final proporcionado e como tantos outros retorna ao seu lar com a certeza de que tempos melhores estão chegando para os produtores rurais de Corumbá, através do cultivo e comercialização de frutas.
A Rota da Fruticultura RIDE DF constrói uma nova realidade para o produtor rural, implantando uma revolução no modo de pensar e agir do pequeno agricultor familiar. Uma ideia transformadora, que encanta e agrega por onde passa.
Acesse: